Rafael Ramos

Artista

Rafael, graduado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU - USP) em 2006, fez diversos cursos na área de pintura, entre eles o curso do Mube com Paulo Whitacker (1998), Desenho e Expressão Visual, no atelier de Silvio Dworecki (2003), Gravura em Metal no Museu Lasar Segall (2006), acompanhamento de pintura com Paulo Pasta, no Instituto Tomie Ohtake (2015).

Já realizou algumas exposições Individuais, como no Museu de Arte de Goiânia, Goiás (2013), no MAC Museu de Arte Contemporânea de Jataí, Goiás (2016) e no Espaço Cultural Toque de Arte de Criciúma, Santa Catarina (2016).

E algumas exposições coletivas, como no Salão de Arte de Mairiporã, SP, Brasil (2012), no Salão de Rio Preto, SP, Brasil, com obra destaque (2014) e a Espaço Between e Galeria Origami - Criações Urbanas (2016).

As pinturas de Rafael partem de experiências pessoais com a cidade de São Paulo, onde imagens são apropriadas e recombinadas para pintar a cidade sem pintar uma paisagem, com a arte se dissolvendo no contexto da vida urbana. A metrópole é vista como uma terra mítica, saturada com uma parafernália de ilusões, como uma paisagem urbana onde o real e o natural deixam de existir. Não existe mais o debate arquitetônico, cessam as doutrinas, não há teoria, nenhum planejamento: há apenas a criação e a destruição do mosaico de fragmentos urbanos, a justaposição dos esforços humanos frente a natureza em um processo de acumulação de desastres e fantasias. É a paródia do testemunho ocular.

obras